terça-feira, 30 de agosto de 2011

Barthes e as imagens

1) Não é curioso que Barthes tenha começado e terminado seu percurso intelectual com as imagens? Mitologias, livro do início, da década de 1950, é dedicado às imagens da comunicação de massa, imagens do fútil e do banal, feitas para penetrar o mais facilmente no olhar, sendo substituídas logo em seguida. A câmara clara, o último livro projetado e pensado por Barthes como tal, investiga imagens artísticas: belíssimas fotografias que Barthes foi arquivando com os anos, índices que ele coletou para marcar seu próprio percurso.
2) Talvez seja esse o caminho "natural" do percurso intelectual: Barthes começa por um inventário de imagens que podem ser compartilhadas por um grande número de pessoas, para que, dessa forma, suas reflexões possam ir mais longe, parecendo mais pertinentes, mais historicamente relevantes. Décadas depois, conhecido e estabelecido, chega o momento de simplesmente partir do desejo e teorizar em cima dos artefatos artísticos que sensibilizam ao homem Roland Barthes, sem qualquer preocupação com algum efeito de legitimidade externa.
3) Anos atrás, vi Fredric Jameson dar uma palestra na USP. Me surpreendeu justamente o alto teoria de pessoalidade em sua fala: Jameson resolveu comentar, de forma detida e pormenorizada, trechos de Balzac. Fez longas citações em francês, fruindo a prosa de Balzac como se estivesse sozinho, em casa. Nada de capitalismo tardio ou estruturas adornianas de iluminação hermenêutica. Acho que só agora começo a entender o que estava em jogo naquela escolha, naquela aposta deliberada em uma crítica pautada pelo gosto e pelo desejo pessoal.

3 comentários:

  1. Acho que essa predileção ela permeia grande parte das opções do Barthes, mais em relação a objetos abordados do que a procedimentos, vide aquele ensaio curto sobre Bataille datado de 1963 (e que a Cosac Naify trouxe para sua edição nacional d'A História do Olho). O que leva a ponderar que é possível pensar muitas das limitações e renovações críticas de muita gente por esse viés.

    ResponderExcluir
  2. esse post me fez lembrar da dedicatória do salinger, que tu me leu inteira em voz alta: "Se ainda existe no mundo alguém que leia só por prazer - ou até mesmo por acidente - , peço a ele ou a ela, com indizível afeto e gratidão, que divida em quatro partes iguais a dedicatória deste livro com minha mulher e meus dois filhos". Tb lembro de tu então recentemente falando sobre a surpresa de ver o jameson só f-L/R-uindo... barthes é como a resposta: vai mudANDO...

    ResponderExcluir
  3. Adoro essa história do Jameson. Foi uma surpresa. Lembro de ter comentado minha surpresa com a Rita [Schmidt], logo depois da palestra. Ela tb estava lá.

    ResponderExcluir