segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

1925

1) Paris, 1925: O jazz encanta a burguesia de vanguarda, que toma de assalto os bares dos negros. Buscam algo exótico, selvagem. Algo que não cheire a história, mas a renovação, modernidade. A Paris da moda é levada pelo som pulsante dos banjos e por Josephine Baker, que, na estréia da "Revue Nègre" em 2 de outubro, contava 19 anos de idade. Um ídolo de aço escuro e bronze, ironia e ouro, disse Jean Cocteau. Seus cabelos curtos, grudados na cabeça com brilhantina, tornaram-se moda para toda uma geração. Josephine mandou estofar os assentos do seu carro com couro de cobra. Seu animal doméstico era um leopardo.
2) Primeiro Manifesto Surrealista. A França está em guerra com rebeldes anticoloniais no Marrocos. Breton e seu grupo ficam ao lado dos insurgentes. Num banquete em homenagem ao poeta Saint-Pol-Roux, um tumulto nasce do atrito entre surrealistas e patriotas conservadores. Gritos, sopapos. Philippe Soupalt, qual Tarzan, se balança no lustre, distribuindo pontapés, derrubando copos e garrafas. Michel Leiris está na janela, xingando a França em direção à massa nas ruas. Leiris, quase linchado, é preso e levado algemado pela polícia.
3) 1925 foi o ano em que Walter Benjamin recebeu o "não" da universidade: Origem do drama barroco alemão foi pesado e considerado insuficiente, estranho, incompleto. Em Paris, nesse ano, Benjamin circulava com Ernst Bloch - uma espécie de Gógol alemão e tardio. Benjamin, em 1925, foi convidado para elaborar o verbete "Goethe" para a Enciclopédia soviética. O pai de Benjamin morre em julho de 1925. Em novembro, depois de tomar algumas surras do serviço secreto soviético, sua amada Asja Lacis sofre um colapso nervoso. Benjamin corre para Moscou e fica lá até 1927. Um pouco antes, em setembro, Benjamin viaja pelo sul da França e lê, pela primeira vez, Tristram Shandy, de Sterne.

2 comentários:

  1. 18 de janeiro: Gilles Deleuze (signo do capricórnio)
    29 de julho: Lacy Duarte Maciel (minha avó paterna)
    Nascidos com o surrealismo e o "não", já depois de Van Gogh (29 july 1890). E o encanto (?), enfim…
    January 3 – Benito Mussolini (Il Duce) announces he is taking dictatorial powers over Italy.
    Os desenhos dos anos, os números, as somas, meu amigo? As pessoas? O que será? (matéria mística do mistério. Um símbolo reaparece trazido das montanhas sagradas para os trilhos de um bonde onde cai neve, no meio de uma cidade que já existe há anos.... Anos humanos, novos, tão recentes, mal bebês anos humanos. Tão belos, tão simples, tão desoladamente errados mas tão adequados em sua capacidade de se expandir por meio dos (números?) seja lá o que for. E o amor dos símbolos, o amor da vida reconhecido através da humanidade pobre e descapacitada, no entanto, para amar.... Ainda.... E os síbolos assim qeu giram, também, com essa vida que lhes damos, como não retornariam?

    ResponderExcluir